5 de fev. de 2013

Cat Lovers #2 - Persa


Persialainen.jpg

Olá gente, sejam bem vindos a mais uma edição de Cat Lovers ;) a pedidos anônimos farei da grande raça persa!


Persas
P1160129 (2) ps 1600.jpgO nome do gato é bem sugestivo não? os gatos persas possuem origens persas (local onde atualmente fica o Irã). Um navegante italiano chamado de Pietro Della Valle (Roma 1586-1652), durante uma expedição no século 17 trouxe consigo alguns belos gatinhos locais que foram levados a Itália por onde ganharam as atenções locais devido a seu pelo brilhante e macio 

Mas a raça começa a se desenvolver no século 19 onde foram levandos a Inglaterra onde foram cruzados com gatos Angorá, e passaram por diversas melhorias genéticas.

Hoje em dia, o Gato persa é um dos mais populares e famosos gatos no mundo. Conhecido mundialmente, certamente você já deve ter ouvido falar ou até vistou um Persa, esses gatos atualmente possuem um leque de variedades de cores, podendo ser preto, branco, malhado, preto branco e café...

Você pode reconhecer um Persa pelas seguintes caracterísicas: Suas patas são grandes, redondas como pequenas "almofadas felpudas", seu rabo é grande e arredondado nas pontas, dobrado entre a nuca e o meio das costas. Seus olhos grandes e simétricos. seu pelo é sedoso, longo e felpudo, possuí um rosto um tanto quão achatado. Seu rosto achatado pode acarretar problemas sérios futuros o que limita o cruzamento de Persas de rosto muito achatados. (Para evitar distribuir o gene)
Saúde e Cuidados
Como dito acima o persa pode acarretar problemas com seu rosto achatado, principalmente em suas vias respiratórias, podendo também haver deslocamento de sue maxilar e problemas no globo ocular, Você pode evitar pelo menos os problemas de infecções no globo ócular limpando frenquentemente para evitar a chamada "secreção lacrimal excessiva", Como todo gato de pelo o persa necessita de alguns cuidados com o pelo, é bom escovar seu Persa 1 vez por semana para evitar bolas de pelo, Você pode associar o escovamento a uma coisa positiva como algum petisco a ele. assim você pode acostumar seu gato a se escovar semanalmente como se fosse algo normal.
Personalidade
Persas são gatos calmos dóceis e são bem apegados aos donos, são gatos ótimos para apartamentos, ou a lugares pequenos, Não é da Natureza do persa se exercitar muito. Persas são gatos pouco ativos que preferem comer e dormir num local aconchegante e ficar junto ao seu dono do que sair por aí.




Lembre-se Caso queira adotar um Lambkin procure um criador com um bom histórico. Gatos persas são bem comuns e talvez ache algum na rua ou em um abrigo. Mesmo que não ache pense que seria maravilhoso dar uma nova chance e um novo lar a um gato sem raça que seja ;)

E assim termina mais um Cat Lovers, até a próxima =)

2 comentários:

  1. Legal! Amo gatos,tenho um Siamês.
    Eu queria sabe se tem gato "vira-lata"

    ResponderExcluir
  2. Claro Cássio ;) assim como cães existem gatos vira-lata sim :D os SRD's (Sem Raça Definida) são gatos ou cães que seus padrões genéticos são verdadeiras caixinhas de surpresa, não sabemos quem foi seus pais, então como não sabemos seus antepassados não podemos ter uma prévia de que doenças hereditárias ele pode ter. Seu comportamento imprevisível. Já que SRD's são cães ou gatos tão "misturados" que acabam perdendo padrões de raça. Talvez no futuro poderíamos fazer uma matéria sobre. minha da Dawn ou de outro autor ;). Sobre Siameses próxima semana de CL's sobre eles ;)

    ResponderExcluir

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos