23 de mar. de 2013

Reprodução do Coelho





A gestação das coelhas ocorre no período de 28 a 30 dias, podendo se estender em até 32 dias.
Se ela não parir até o  33º dia, leve-a ao veterinário para induzir o parto,pois
a gestação prolongada faz o filhote crescer muito dificultando o parto,podendo nascer morto e ainda pondo em risco a vida da mãe.Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pêlo.
O calor é um fator que impede a coelha de entrar em trabalho de parto. Garanta uma temperatura ambiente até os 28º para gestantes...





Quando os láparos têm cerca de dez dias, já podem ver e ouvir, e possuem pelos macios.

Cerca de duas semanas, depois do nascimento, quando já têm uns 10 cm de comprimento, os filhotes deixam o ninho e se escondem entre folhas e ervas altas.

Os coelhos atingem a sua maturidade sexual por volta dos 4 meses de idade.Todavia só é conveniente acasalar coelhos a partir dos 6 meses.


O Ninho:

Na natureza,o ninho é uma toca no chão com cerca de 1 metro de profundidade.Em criações caseiras ou em gaiolas o indicado é fornecermos um ninho feito com madeira.O ninho depende do tamanho da coelha,porém geralmente é uma caixa de 20x40x25.


O ninho caseiro deve ser colocado na gaiola,por volta do 25° dia.
Obs.: coloque feno ou capim seco ou algum outro material para que a fêmea possa forrar o ninho junto do pelo que ela mesma vai arrancar.




Curiosidades sobre a amamentação:


1-     A coelha NÃO fica no ninho, é só para a cria, ela entra só para amamentar.

2-     Algumas coelhas ficam o tempo todo junto do ninho, mas outras se afastam e ficam mais longe.

3-     A amamentação em geral é 1 (UMA) vez ao dia geralmente à noite quando tudo está calmo, silencioso e sem ninguém por perto. Tem alguns casos fora do padrão, como coelhas dando de mamar a toda hora, mas não é o comum.

4-     A amamentação dura alguns minutos apenas.

5-     A coelha não deita de lado para amamentar, fica em pé e os filhotes rastrejam por baixo dela de costas para mamar, por isso mesmo vendo a mãe dentro do ninho pode se pensar que não está amamentando. Às vezes enquanto amamenta fica lambendo os filhotes para limpá-los.

6-     A coelha tem 6 mamas boas e 2 que dão pouco leite, por isso se tiver mais de 6 filhotes sempre vai ter algum que ficou com fome. Isso faz com que alguns filhotes tentem sair do ninho em busca da mãe, se orientam pelo calor do corpo da mãe e se enfiam por baixo para mamar, assim que a coelha percebe, sai correndo, pois só amamentará no horário programado pelo instinto.Não se esqueça que os animais não possuem o mesmo raciocínio que nós, ela não pode entender que a quantidade de filhotes supera suas mamas e tem que aumentar o número de mamadas. Nos casos de muitos filhotes, o tempo todo do desmame é uma correria de mãe fugindo e cria correndo atrás, mas a natureza consegue suprir todas as deficiências.



Fonte: Coelhos,coelhas e coelhinhos & R & S Mini Coelhos

Um comentário:

  1. bom dia minha coelha ganha os coelhos e depois de 1 hora todos morrem gostaria de saber o que acontece

    ResponderExcluir

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos