1 de abr. de 2013

Cães Braquicefálicos




Quando falamos de cachorros braquicefálicos, nos referimos aqueles que possuem o focinho achatado.  A palavra vem de origens gregas, “braqui” significando curto, e “cefálico” significando cabeça.
O focinho curto, o crânio compacto e o sistema respiratório superior comprimido são algumas características do cachorro braquicefálico.Conheça abaixo mais sobre os cães braquicefálicos,suas limitações e uma lista de tais raças de cães.




Predisposição à problemas respiratórios

Esse tipo de raça possuem como característica,a síndrome respiratória braquicefálica, que afeta as diferentes áreas do trato respiratório.
Em consequência de gerações de cruzamento para atingir uma determinada aparência desejada,os cães braquicefálicos foram criados para ter mandíbulas inferiores proporcionalmente normais e mandíbulas superiores mais compactas. Isso significa que seu cachorro pode ter predisposição à problemas respiratórios como resultado a alguma anormalidade em seu trato respiratório. 
Obs.:Não é todo cão braquicefálico que possui problemas respiratórios!


 Estenose das narinas


Significa narinas estreitas,os cães braquicefálicos possuem uma abertura nasal muito pequena para que haja a respiração.
É possível serem feitas correções cirúrgicas em casos mais graves.


Palato mole alongado

O palato mole (que separa a passagem nasal da cavidade oral) fica pendurado solto até a garganta,pois não cabe os tecidos moles da boca e garganta canina na cara curta dos cães braquicefálicos,criando sons de ronco.


Hipoplasia traqueal

A traqueia nesses tipos de cães,pode ser perigosamente estreita em alguns pontos.Causando um grande risco anestésico,o qual deve ser analisado por radiografias peitorais antes de qualquer procedimento cirúrgico.



Problemas oculares


Cães braquicefálicos tendem a ter problemas com o modo em que seus olhos estão localizados,pois possui a maior parte dos ossos nasais compactados.
A órbita ocular desses cães é muito “rasa”, ou seja,qualquer batida na parte de trás da cabeça pode fazer com que um dos olhos saia de sua órbita e precise de recolocação cirúrgica. Isso também pode acontecer com muitos puxões da guia se o cãozinho estiver usando uma coleira. 

Por isso é indicado coleiras peitorais para esse tipo de raça.

As vezes os olhos são tão voltados para frente,que as pálpebras não conseguem fechar completamente por cima dos olhos.Causando irritação e os centros dos olhos podem ficar secos se correção cirúrgica não for feita. Em alguns cães, o formato das pálpebras prejudica o escoamento de lágrimas, que podem acumular. Esse problema não pode ser corrigido cirurgicamente e não é desconfortável.


Intolerância à temperaturas altas

Arquejar é a maneira que os cães encontram de se resfriar,e os cães braquicefálicos não conseguem arquejar eficientemente.Por isso,superaquecem mais rápidos que cães que não são braquicefálicos.
O superaquecimento pode causar infartos, colapsos e até a morte.Para evitar esses tipos de problemas,os donos devem oferecer pausas frequentes para os cães se refrescarem com água gelada e descanso durante o exercício, especialmente em dias quentes.


Viagem com um cão braquicefálico 

Como foi falado no item acima,esses tipos de cães possuem intolerância à temperaturas altas,e por isso,eles não viajam bem, particularmente em aviões quando eles são grandes demais para ir na cabine e precisam viajar no porão, este por sua vez geralmente não possui temperatura controlada.
Procure horários de clima mais ameno, cheque com a empresa aérea as conexões de seu voo e se eles garantem algum procedimento especial para os cachorros de focinho achatado.



Outras indicações:


-Examine as dobrinhas de pele da face dos cães de raças braquicefálicase procure vermelhidões,pois
infecções de pele são comuns nesses tipos de raças.
-É importante não reproduzir fêmeas com hipoplasia traqueal
-Por causa das cabeças "grandinhas" desses cães,assistência cirúrgica é frequentemente necessária na hora do parto.
-É indicado escovações e higiene dentária frequentes nessas raças,já que os cães braquicefálicos possuem uma boca com pouco espaço para 42 dentes,por isso,os dentes vão ficar bem mais juntos e tendem a crescer em ângulos diferentes, que, por sua vez, prendem restos de comida e podem causar doenças periodontais bem mais cedo do que em outras raças não braquicefálicas.



Raças Braquicefálicas: 

-Affenpinscher
-Buldogue Americano
-Cocker Spaniel Americano
-Boston Terrier
-Boxer
-Brussels Griffon
-Buldogue Inglês
-Bullmastife
-Cane Corso
-Cavalier King Charles Spaniel
-Chihuahua
-Dogo Argentino
-Dogue de Bordeaux
-Toy Spaniel Inglês
-Buldogue Francês
-Japanese Chin
-Lhasa Apso
-Mastife Napolitano
-Terra Nova
-Pequinês
-Presa Canario
-Pug
-Shar-Pei
-Shih Tzu
-Tibetan Spaniel
-Valley Bulldog



Fonte: Portal do Dog & Tudo sobre cachorro

6 comentários:

  1. O Chow CHow nao tem o fucinho achatado coisa nenhuma muito pelo contrario tem o fucinho maior que um labrador e a formacao dentaria perfeita segundo pesquisas oficiais !! absurdo, ate' mesmo os veterinários garantem que as chow chow femeas nao sao braquicefalicos. algums modelos macho muito raros podem ater ter porem sao modelos diferente e cada caso e' um caso, e deve se especificar. por isso verifiquem antes de passar informações erradas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verificamos em 2 lugares com fontes,que achávamos serem confiáveis,porém ocorreu este pequeno engano na lista de algumas raças braquicefálicas. Sabíamos deste equívoco,porém não lembramos de arrumar,agora está tudo certo.Obrigado por nos relembrar.

      Excluir
    2. Errar é humano,né fofo.

      Excluir
  2. Thiago, vc nunca errou nao?????

    ResponderExcluir
  3. Thiago, vc nunca errou nao?????

    ResponderExcluir
  4. O Cocker spaniel americano não é braquicefalico, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia Canina (CBKC), O padrão da raça Cocker spaniel americano, possue o focinho equilibrado e alongado, ou seja, não pode ser considerado um cão braquicefalico, acredito que as fontes do site se basearam em cão fora do padrão da raça, foi um erro de informação, espero que mude. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos