18 de mai. de 2013

Gatos X Bolas de pelos



Quem tem gato sabe que o bichano zela pela sua higiene,consumindo de 8 a 15% do seu tempo ativo.Para sua auto-higienização o animal usa a língua,e é inevitável que o gato não engula alguns de seus pelos.Só que os pelos vão se acumulando dentro do felino até formar a famosa bola de pelos,as quais eles vomitam por tais pelos irritarem a parede gástrica do estômago.
Isso é muito comum nos gatos,principalmente nos de pelos longos.



Porém o dono deve ficar muito atento a sinais como falta de apetite, dificuldade para defecar, mudanças bruscas de comportamento,se o gato não vomitou a comida junto ao pelo e se ele está vomitando pelos com muita frequência no dia.
Se perceber tais sinais,o bichano deve ser levado ao veterinário.

Se nada estiver errado,fique tranquilo,pois é melhor o gato eliminar a bola de pelos pela boca,do que pelos tratos intestinais,que podem acumular os pelos,causando prisão de ventre,endurecimento das fezes e até obstrução intestinal que precisa ser tratada cirurgicamente.
"Se ele não costuma vomitar pelos, então converse com o veterinário, que poderá indicar produtos para que elimine-os pelas fezes sem sofrer nenhum transtorno", recomenda a veterinária Camila Manoel,especialista do Hospital Veterinário Sena Madureira,em São Paulo.



Há formas de se evitar ou diminuir a ocorrência desse desconforto.
Já estão disponíveis no mercado alimentos para os gatos que oferecem cuidados específicos, com níveis mais elevados de fibras nobres, como a polpa de beterraba e a de aveia, que auxiliam no controle do problema.


Promover a escovação diária dos pelos do bichano, removendo o excesso da pelagem morta, evitando que ela seja ingerida ajuda a diminuir as bolas de pelo.Os banhos também ajudam, mas o intervalo não deve ser menor que 15 dias.
É indicado que o dono estimule brincadeiras e exercícios físicos,pois o sedentarismo e o tédio potencializam o hábito de se lamber.



Fontes: Saúde.abril e Revista Pulo do Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos