8 de jun. de 2013

Por que a maioria dos gatos não gostam de água?



Os gatos que temos hoje em casa provavelmente são descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vivem numa região desértica ao leste do Mediterrâneo.Como é uma região seca, com pouca água disponível e por isso não só os gatos, mas os animais e plantas da região são adaptados para viverem com muito pouco deste recurso.




Quando a agricultura e o estoque de grãos começaram,apareceram os ratos,atraindo os gatos das regiões desérticas.As pessoas que ali viviam,gostaram da presença dos gatos afugentando os ratos e os adotaram como animais de estimação.Neste processo, a facilidade de conseguir alimento, o cuidado humano entre outras coisas, fizeram com que os gatos selvagens perdessem algumas características e mantivessem outras, o que deu origem ao gato doméstico que conhecemos. Eles deixaram de ser ariscos e violentos, no entanto mantiveram outros traços como a adaptação para caçar presas em terra e nas árvores, mas não na água.



Mas,mesmo todos conhecendo esse medo do gato,ninguém sabe ao certo o que está por trás dele.
Por isso, não se tem certeza de que essa aversão é, por exemplo, por medo de se afogar, sentir frio ou simplesmente exalar mau cheiro o que facilita a localização de um possível predador.
Porém,se o gato desde pequeno for acostumado ao banho,quando cresce não apresenta este medo,e passa até a gostar da água.
Lembrando que não são os felinos em geral que não gostam de banho,pois as onças,por exemplo,nadam muito bem e não se incomodam com a água.


Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos