22 de nov. de 2013

Por que é perigoso passar a mão nos olhos depois de tocar uma borboleta?



Quando eu era menor,sempre queria pegar as borboletas que apareciam no jardim da minha avó,uma mais linda que a outra,e ela me dizia : "Lava as mãos antes de passa-las nos olhos!" ,eu lavava sem questionar nem nada,porém esses dias,vendo uma borboleta me lembrei disso,pesquisei e resolvi compartilhar com vocês.




Primeiro,isso não doem terrivelmente ou causam danos a visão,mas ocorrem sim,irritações que são solucionadas ao lavarmos bem os olhos com água limpa.
Então você me pergunta: Mas,Malu,por quê isso acontece?

Bom,as belas asas das borboletas são revestidas por uma membrana onde estão inseridas numerosas microescamas, umas por cima das outras.Por motivos como ventos,esbarrões ou toques,elas se desprendem.


Portanto,quando tocamos as asas de uma borboleta,essas tais membranas ficam nos nossos dedos,e se não os lavarmos e levarmos-los aos olhos,elas atingem nosso o globo ocular causando coceira e vermelhidão, reação semelhante à de quando entra cílio, cisco ou poeira em nossos olhos.

Então,vamos observá-las sem tocá-las?
Isso evita a irritação dos olhos e acaba não machucando as borboletas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos