1 de jan. de 2014

Os animais sonham?



Feliz Ano Novo galera do Guia Animal!E com um novo ano,vem novos sonhos.E neste post vamos falar justamente sobre isso,sonhos.Mas não sonhos de uma casa nova,ou de uma viagem,e sim sonhos enquanto dormimos,será que,como nós os animais também sonham?



Pois é,eles sonham. Em vários mamíferos estudados, como ratos, gatos, cães, macacos e elefantes, e também em aves,especialistas verificaram a presença do REM (“Rapid Eye Movement”), estágio do nosso sono em que os sonhos acontecem.Neste período,os mamíferos e algumas aves experimentam um aumento na sua atividade cerebral, que no nosso caso, durante entre 10 e 20% do tempo total do sono. Em outros mamíferos, como os cães, por exemplo, estes ciclos são mais rápidos e repetitivos, no entanto, acontece da mesma forma.
Mas, por outro lado, ainda não há registro de que isso ocorra com os répteis, talvez por serem animais de sangue frio.

Cachorro sonhando que estava correndo da de cara na parede

Cientistas no Centro de Memória e Aprendizado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, nos Estados Unidos,ao monitorar a atividade cerebral de ratos acordados e dormindo, viram que os roedores têm um padrão de sono semelhante ao nosso, com sonhos longos, complexos e até possíveis pesadelos!

Há também,estudos que nos revelam que a quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual as espécies devem lidar com o perigo predatório.
Resumindo, as espécies vulneráveis a predadores tendem a dormir menos,deve ser preocupação né?Até eu que amo acordar 12:00 no final de semana,reduziria meu tempo de sono. 
Já os animais maiores como elefantes, vacas e cavalos dormem muito pouco e por isso sonham muito menos que os cães, por exemplo.



Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos