8 de jan. de 2014

Por que os castores constroem represas?



O objetivo das represas feita pelos castores é de proteger sua casa.São excelentes nadadores,porém lentos na terra. As águas mais profundas criam um habitat onde podem encontrar mais proteção de ursos e outros predadores.
Costumam construir seu lar no meio dos rios,mas também pode fazer nas margens.
Este mamífero,com membranas nas patas traseiras e uma cauda larga e achatada na qual serve de leme e remo constrói sua casa com pedaços de madeira,pedras e lama.





Apesar de proteger os bichos do frio do inverno e de animais predadores, a toca sofre o risco de ser inundada quando o nível da água sobe ou de ficar desprotegida contra inimigos em períodos de seca, e é aí que entram as represas.
As represas são construídas num local de fauna variada,com peixes,sapos,etc,mas você se engana se pensa que os castores veem esses animais como fonte de alimentação.São herbívoros e se alimentam do córtex, ramos e folhas das árvores que derrubam e das raízes de plantas aquáticas.


Para manter a água (e o pé direito da casa) no mesmo lugar, os castores levantam as barreiras, pois elas seguram a água numa altura mínima e, caso chova muito e o nível do rio suba, basta abrir buraquinhos na represa, como se fossem comportas de um dique, para que a altura volte ao normal.



Fontes: Diário de Biologia e Você Sabia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos