5 de mar. de 2014

Mudanças no comportamento dos animais em dias de Lua Cheia


De acordo com os pesquisadores,a lua cheia pode influenciar no comportamento dos bichos e dos humanos também!Essa fase da lua fornece uma iluminação mais forte à noite,e é assimilada e traduzida de diferentes formas para cada espécie.Ou seja,para alguns animais,essa fase pode marcar o tempo para sincronização de ciclos (reprodutivos ou de caça) e para outros, esse evento pode facilitar a comunicação visual à noite, o que pode ser útil para predadores e um temor para suas presas,ou fazendo com que as presas consigam ver melhor seus predadores.


Há uma alteração do campo geomagnético em períodos de lua cheia,segundo um novo estudo da Escola de Medica da Universidade de Kioto,e a atividade geomagnética cai 4% nos sete dias que antecedem a lua cheia e aumenta em quantidade similar logo após.E ainda no estudo os especialistas dizem:

"Acreditamos que a lua aumente a sensibilidade de recepção magnética dos animais. Temos a hipótese de que os animais respondam à lua cheia por causa das mudanças nos campos geomagnéticos. Como isso interfere no comportamento ainda não está claro, mas uma das hipóteses é que essas alterações no campo eletromagnético interfiram na produção noturna de melatonina. A melatonina ajuda a regular outros hormônios e mantém o ritmo circadiano (o nosso relógio interno de 24 horas). E sua produção é afetada pela luz."


Veja algumas mudanças do comportamento animal causadas pelo ciclo lunar:


Humanos:


Estatísticas provam o aumento de casos de violência, de envenenamento, de internações em hospitais e baixa nos estoques dos supermercados na lua cheia.

Cães e Gatos:


Pesquisas apontam que os cães e gatos sofrem mais com problemas de saúde e acidentes nas noites de lua cheia. O risco de emergência médica nos pets aumenta em 23% para os gatos e 28% para os cães. E ainda não se sabe a causa...


Leões matam mais após a lua cheia:


Como as primeiras horas da noite são mais escura depois da lua cheia e os leões estão mais famintos por causa da falta de presas nos dias iluminados nessa fase da lua,esses felinos e outros predadores também,atacam mais na semana seguinte.


Texugos fazem mais xixi na lua nova:


Com o aumento da escuridão da lua nova, quando a Lua está entre a Terra e o Sol de tal forma que a face voltada para nós não recebe luz solar diretamente, os texugos aproveitam para se acasalarem com mais segurança. E a maneira como eles se preparam para esse momento é marcando territórios com xixi. É, portanto, durante essa fase lunar que eles erguem as patinhas com mais frequência.

Morcegos:

bat

Como forma de preservação,os morcegos atacam menos nas noites de alta luminosidade.Pois eles estariam mais visíveis aos predadores em dias de lua cheia.


Espécies de pássaros caçam melhor na lua cheia:


Pássaros como os bacuraus,dependem fundamentalmente da visão para encontrar suas presas,então evitam sair em noites mais escuras e caçam mais em dias iluminados.

Escorpiões brilham de acordo com a intensidade do luar:


Como são caçadores noturnos, essa particularidade da espécie serve como instrumento para os escorpiões saberem se há segurança para saírem de suas tocas.

Reprodução em massa dos corais:


As mudanças da lua dão a deixa para que, numa certa noite, mais de 130 espécies sincronizam o maior lançamento de ovos e esperma da Terra.Esse evento ocorre em todo mês de dezembro nos corais ao longo da costa da Austrália.



Fontes: Mundo Estranho,O Globo e MegaCurioso
Imagens: Google images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos