6 de set. de 2014

Como os gatos ronronam?


Do mesmo jeito que os cães abanam o rabo para demonstrar sentimento de felicidade,os gatos ronronam para expressar seus sentimentos,desde os 2 primeiros dias de vida!
O ronrom acontece mais no primeiro ano do felino.Sinalizam alegria, tristeza e até coação ( quando ficam intimidados ou encurralados).
No geral, sons agudos indicam euforia, enquanto sons mais graves denotam medo.

Mas como funciona?

Ao receber o carinho de seu dono ou relaxar, o sistema nervoso do animal envia um estímulo até a musculatura da laringe.
Os músculos da laringe fazem com que as pregas vocais (duas membranas que modulam a "voz") vibrem rapidamente e produzam o famoso "barulhinho de motorzinho" conforme o ar da respiração passa.
A laringe passa a se contrair e relaxar a cada 40 milésimos de segundo!

Raças orientais, geralmente com pelo curto, vocalizam mais.Enquanto as raças ocidentais, com pelos mais longos, são mais silenciosas.


Não são somente nossos felinos domésticos que ronronam,felinos silvestres, como guepardo, tigre, leão e onça, também ronronam, mas somente na expiração do ar.

Curiosidade

A gata inglesa Smokey é dona de um recorde no Guinness!Seu ronronar é 14 vezes o ronronar de um gato normal! Ela chegou aos 67,7 decibéis,sendo o maior volume atingido pelo ronronar de um gato até agora.


Fontes: http://super.abril.com.br/   e  http://mundoestranho.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos