23 de nov. de 2014

Período de Cio em Cadelas e Gatas


 O cio é o inicio sexual da fêmea,tanto nas gatas quanto nas cadelas.É o período fértil,onde ela se torna receptiva aos machos.

Nas Cadelas

O cio normalmente começa entre o período de 6 meses até 2 anos de idade. É importante ressaltar que as cadelas de porte menor tendem a ter o cio mais cedo, começando entre os 6 meses a 10 meses. Nos animais de maior porte, como no caso das raças gigantes, o cio ocorre normalmente por volta de 1 ano de idade. O ciclo estral das cadelas acontece 2 vezes por ano (6 em 6 meses), independente de raça ou porte, tendo uma duração que varia de 6 dias a 30 dias.
Principais sinais do cio:Vulva edemaciada, a cadela apresenta-se normalmente mais carinhosa e aumento na frequência da urina.

Período de gestação:A gestação dura de 58-62 dias, muito mais rápido, comparado a gestação dos humanos, mas apesar das pessoas sempre buscarem similaridades entre as espécies, no quesito hormonal/gestacional ocorrem grandes divergências.


Nas Gatas

Geralmente o primeiro cio é quando a gata atinge de 4 a 12 meses,  com um peso de 2,3 a 2,5 Kg ( cerca de 65 a 70% do peso adulto). As raças de pelo longo, como as persas,  costumam a ter o cio mais tardio e as siamesas são mais precoces.

Fases do ciclo reprodutivo

O ciclo reprodutivo da gata se divide em quatro fases distintas:

1ª fase: Proestro:  possui duração de 12 horas a 2 dias, nesta fase a gata se encontra atraente para os machos mas não receptiva, ou seja, não aceita a aproximação do macho. Existe uma pequena secreção vaginal mucoide, urina varias vezes e tem aumento das glândulas mamárias.
2ª fase: Estro: é o cio propriamente dito, tem duração de 2 a 19 dias e pode ocorrer a cada 14 a 21 dias. Nesta fase a gata se torna receptiva ao macho e apresenta comportamentos peculiares, como arquear o dorso, desviar a cauda ao ser tocada e esfregar-se nos locais e vocalização (miados). A gata tem ovulação induzida, ou seja, só ovula se houver a cópula (se cruzar com o macho).
3ª fase: Interestro: duração de 2 a 19 dias, ocorre se a gata não ovulou, ou seja, quando não houve contato com o macho.
4ª fase: Diestro: é a fase que ocorre após a ovulação. Se não foi fertilizada pode ocorrer a pseudociese, conhecida como “gravidez psicológica” onde a gata pode apresentar comportamento de gestante, durando cerca de 40 a 50 dias, inclusive com produção de leite. Se houve fertilização, a gata está gestante. A gestação pode durar cerca de 64/66 dias.

Período de gestação:gestação da gata dura em torno de 60 a 65 dias no máximo, e com o ultrassom e alguns exames o veterinário vai poder dar uma data aproximada do parto.


Fontes: http://petshopportal.com/gestacao-em-cadelas
http://www.cachorrogato.com.br/gato/gestacao-gatas/
http://portaldodog.com.br/cachorros/adultos-cachorros/saude-adultos-cachorros/cuidados-com-cadela-cio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos