17 de jan. de 2015

Entrópio em cães


O Entrópio é uma má-formação, mas que  pode também ser de origem adquirida, causando o reviramento da pálpebra para dentro e, com isso, a pestana ou os cílios irritam e arranham a superfície do olho, causando úlceras da córnea ou perfuração do globo ocular. Ele também pode causar cicatrizes de cor escura sobre a ferida, que é a ceratite pigmentar . Estes fatores podem provocar uma diminuição ou até mesmo a perda da visão.


Qualquer cachorro pode ser atingido,mas há algumas raças com maior predisposição:Buldogue Inglês e Francês, Boxer, Shar-pei, Labrador Retriever, Chow Chow, Pug, Shih-Tzu e entre outras raças de cães.

Pode ser de origem congênita,animais braquicefálicos, ou também conhecidos como “Cara achatada” são mais acometidos, devido a existir mais tensão dos ligamentos do olho do animal, relacionados à sua anatomia facial. ou também pode ser adquirida,através de uma conjuntivite crônica, corpo estranho dentro do olho, problemas córneos e graves traumatismos,porém a mais comum é a congênita.




Os principais sinais clínicos encontrados são:

– Contrações palpebrais;
– A pálpebra superior ou inferior virada para dentro, em direção do olho;
– Olhos irritados;
– Lacrimejamento excessivo, levando ao aparecimento de Epífora;
– Em caso de sérias inflamações, o olho acometido apresenta inchaço com presença de pus.

O tratamento, na maioria dos casos é feita através da intervenção cirúrgica,que é muito simples, porém bastante delicada.

Uma forma de prevenção é,ao notar qualquer anormalidade no olho do animal,levar ao seu veterinário de confiança.


Fontes: http://portaldodog.com.br/cachorros/saude/entropio-em-caes/
             http://racasdecachorro.com/2013/10/entropio-em-caes-sintomas-tratamento-e-prevencao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos