13 de fev. de 2015

A manobra de Heimlich contra engasgos em cães e gatos


A manobra de Heimlich é muito útil e pode até salvar seu animal no caminho para um socorro veterinário.
Esta técnica contra engasgos foi criada pelo médico americano Henry Heimlich e pode ser usado em cães e gatos também.
Cães e gatos,principalmente cães têm a mania de colocar tudo na boca,e assim o risco de engasgos é grande,principalmente com ossinhos.



Para gatos ou animais pequenos (até 13 kg de peso), pegue o animal no colo e posicione as costas dele sobre o seu estômago, deixando as pernas livres penduradas para baixo e o pescoço erguido. Cruze as mãos e posicione os seus pulsos logo abaixo da caixa torácica, onde você poderá sentir uma região mais macia, que é a região do estômago. Agora pressione em direção à sua barriga e para cima em direção ao seu queixo, simultaneamente.
Repita a manobra 2 ou 3 vezes sucessivamente e então verifique se o objeto já se desalojou da via respiratória. Caso não tenha se soltado, repita a operação, inclusive no trajeto até o socorro Veterinário.

Já para animais maiores e mais pesados, você deve colocá-lo no chão deitado de lado com a cabeça para o seu lado esquerdo. Ajoelhe-se atrás do animal e encoste os joelhos na coluna dele. Use então o seu pulso direito para fazer a pressão no mesmo local (logo abaixo da caixa torácica), num movimento para dentro e em direção à cabeça do animal simultaneamente



O vídeo acima esta em inglês,porém é de fácil compreensão.

Fontes: http://portaldodog.com.br/cachorros/saude/manobra-de-heimlich-em-caes/
http://tudosobrebichinhos.com.br/manobra-de-heimlich-contra-engasgos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos