19 de fev. de 2015

Casqueamento


O casco é a base de sustentação de todo peso do animal, interfere na saúde das articulações e tendões, na qualidade da locomoção e no desempenho durante o trabalho.E com o casco incomodando, toda a funcionalidade do animal é comprometida. Além da alteração no ganho de peso diário, a parte reprodutiva também é afetada. Essas alterações interferem diretamente na lucratividade do produtor, que será mais baixa se não houver uma preocupação maior e uma solução para o problema de casco do seu rebanho.Por isso,o uso do casqueamento,que nada mais é que a correção de aprumos do casco do animal.




Utiliza-se para o casqueamento as ferramentas básicas como:


  • Rinetes e alcetes,que desgastam a sola.
    • Turquesa,para aparar a muralha do casco.







    • E a Grosa,para nivelar o casco.

    Bovinos,equinos,caprinos e ovinos devem ter o casco sempre aparado,sendo uma medida para evitar doenças nos cascos.
    Em equinos,o casqueamento corretivo deve se iniciar em animais de 2 meses de idade que possuam desvios considerados mais severos, mas normalmente, em animais de desvios considerados normais iniciamos aos 4 (quatro) meses de idade. Lembrando que só conseguimos realizar as correções de casco até os 12 meses de idade devido ao fechamento das cartilagens que antes eram macias e podíamos “moldar” para corrigirmos os defeitos de aprumos.Em animais adultos devemos fazer a cada 30 dias para obtermos melhores resultados. 




    Fontes: http://equipeveterinariafv2010.blogspot.com.br/2012/01/casqueamento-e-ferrageamento.html
    http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAP/56094/1/FOL97.pdf

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
    Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
    Obrigada!

     

    Criação gráfica
    e sistema por:
    Malu Favero
    | Proibida a cópia
    | Bem Vindos