26 de dez. de 2016

Ciclo Éstrico da Égua


 Resultado de imagem para egua e potro


A égua é poliéstrica sazonal ou estacional,ou seja faz cios (ciclo estral) regulares num determinado período do ano,que corresponde ao de maior duração da luz do dia,isto é primavera e verão.

Resultado de imagem para egua cio

O ciclo estral é divido em duas fases, o Estro e o Diestro e dura em média, 22-23 dias; que é o intervalo regular entre duas ovulações (liberação do óvulo (oócito) para ser fecundado).

Resultado de imagem para monta equina
Estro

O estro (cio),por influências hormonais, a égua aceita a monta do garanhão; normalmente dura de 5 a 7 dias. E o diestro é o período entre a última ovulação e um novo estro; a égua não aceita a monta do garanhão neste período de aproximadamente 14 dias.




Fatores como nutrição, temperatura e estado sanitário podem alterar os padrões de ciclo estral.

Para diagnosticar o status reprodutivo da égua mais precisamente é necessário a ação de um Médico Veterinário com palpação retal e o exame ginecológico.


feto2O Cio do Potro acontece de 5 a 18 dias após o parto,é o primeiro estro após o parto.Neste cio é recomendado seu aproveitamento para nova cobertura, se o parto foi normal e os órgãos genitais se encontram em boas condições.

A gestação de uma égua normal dura 11 meses (em média 330 dias).Um parto normal dura em média de 10 a 30 min.Normalmente a égua pari de pé, o feto cai com os jarretes da mãe atenuando esta queda, havendo nesse momento a ruptura do cordão umbilical. Quando a fêmea pari deitada (em decúbito), o cordão umbilical é rompido pela própria fêmea ou quando esta se levanta,. Caso isso não ocorra, deve ser efetuada a ruptura (com ligadura) a uma curta distância.O feto, apresenta-se com a cabeça colocada entre as patas dianteiras.

Puberdade

É o inicio da capacidade reprodutiva onde as fêmeas se tornam sexualmente maduras.A égua atinge a puberdade entre 1-2 anos de idade.Sendo o hormônio responsável pelo inicio da atividade ovárica e inicio da puberdade o LH.
Fatores como genótipo,nutrição,enfermidades e época do ano podem influenciar no início da puberdade.



Referências: Mundo dos Animais,Ourofino Saúde Animal,Gestão no Campo e Saúde Animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos