24 de dez. de 2016

Fenda Palatina e Lábio Leporino em cães e gatos


Resultado de imagem para fenda palatina em cães

O lábio Leporino, é quando ocorre a abertura na lateral dos lábios superiores, entre a boca e o nariz, pode comprometer também dentes, gengivas, maxilar superior e o próprio nariz.
Muitas vezes esse problema é associado à Fenda Palatina.

Resultado de imagem para fenda palatina em cães

A ocorrência combinada de lábio leporino e fenda de palato secundário é comum, sendo rara a ocorrência isolada do lábio leporino; porém pode ocorrer.

A fenda palatina ou também conhecida como goela de lobo é uma abertura no céu da boca, que pode afetar o palato duro ou o palato mole, fazendo com que exista uma ligação da boca com a região nasal.


Resultado de imagem para fenda palatina em cães

A causa dessa anormalidade é a consanguinidade (cruzamento de  indivíduos que apresentam determinado grau de parentesco) e é congênita (apresenta desde o nascimento).Fatores hereditários, fatores hormonais, nutricionais (no caso da deficiência de ácido fólico (ferro),ou o excesso de vitaminas A e D), Toxoplasmose, remédios,agentes tóxicos, traumatismos intra- uterino também são causas para esta anormalidade.

Os sinais clínicos são de fácil percepção e devem ser notados nos primeiros dias de vida do filhote
Podendo ser observado uma fissura no céu da boca, engasgos no momento da amamentação e leite sair pelo nariz do animal.
O filhote pode apresentar ainda sinais de pneumonia,como febre,prostração(fraqueza),dificuldade em se alimentar e dificuldade respiratória.



Muitos filhotes que apresentam a fenda chegam a adoecer de pneumonia, devido ao leite ir diretamente para o pulmão,levando até coma e morte (acontece principalmente em animais recém-nascidos).Isso devido a falta de informação de muitos tutores,que acabam por não tomar os cuidados necessários.

Portanto é necessário,para que se previna esses problemas decorrentes da má formação que o dono olhe o palato do filhote assim que ele nascer.


Ao ser observado estes sinais clínicos é de grande importância que o tutor leve seu animal a um Médico Veterinário,pois ele poderá dar o diagnóstico correto e assim poderá ser iniciado o tratamento.


O tratamento é cirúrgico e quem determinará a idade correta para que seja feita esta intervenção é o Veterinário,devido a idade correta para a exposição a anestesia.Antes mesmo da cirurgia é feito,se houver,tratamento para a pneumonia a fim de que o quadro seja revertido.


Referências: Clube para Cachorros,Portal do Dog e Lista Gatos.
Imagens obtidas na internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos