17 de mai. de 2013

Quarto de Milha



Informações e características da raça:

Nome: Quarto de Milha

Nome em inglês: Quarter Horse
Origem: Séculos XVIII - XIX - Estados Unidos
Altura: entre 1,50 e 1,60 m
Pelagem: As básicas.
Temperamento: Linfático (warnblood)
Uso: Sela, lida, corridas e hipismo rural
Influências: Produto de cruza do Mustang com o PSI, descende do Andaluz também, ou seja, possui sangue Berbere e Árabe em todas as suas origens.



Características principais...


É bem definido, compacto e musculoso, é um animal ágil e veloz para atividades em pequenas distâncias.  Apesar de sua força e habilidade, é muito dócil e confiável.



 Apresenta a cabeça pequena, com olhos grandes e inteligentes e narinas abertas. Tem o pescoço musculoso bem inserido em espáduas potentes e inclinadas, peito largo e profundo. O dorso é curto e musculoso com boa elasticidade das costelas e lombo potente. A garupa é maciça e arredondada. As pernas são resistentes e limpas, mais finas que as esperadas para um corpo tão potente. As quartelas são curtas. A aparência geral é a de um cavalo compacto, musculoso, com pernas elegantes.



 Pelagem – admite-se que a pelagem do Quarto de Milha possa ser alazã, alazã tostada, baia, baia amarilha ou palomina, castanha, rosilha, tordilha, lobuna, preta e zaina. Não serão admitidos, para registro, animais pampas, pintados e brancos, em todas as suas variedades.
Andamento – harmonioso, em reta, natural, baixo. O pé é levantado livremente e recolocado de uma só vez no solo, constituindo-se no trote de campo.
Peso– 500 quilogramas, em média.
Faces – cheias, grandes, muito musculosas, redondas e chatas, vistas de lado; discretamente convexas e abertas de dentro para fora, vista de frente, o que proporciona ganachas bem mais largas que a garganta. Desta forma, a flexão da cabeça é muito acentuada, permitindo grande obediência às rédeas.
Orelhas – pequenas, alertas, bem distanciadas entre si.
Olhos – grandes e, devido ao fato de a testa ser larga, bem afastados entre si permitindo um amplo campo visual, tanto para a frente como para trás, ao mesmo tempo, com o mesmo olho.
Pescoço – comprimento médio. Deve inserir-se no tronco em ângulo de 45º porém, bem destacado do mesmo. Somente a JUNÇÃO entre o pescoço e a cernelha deve ser gradual.
O bordo inferior – do pescoço é comparativamente reto e deve destacar-se nitidamente do tronco assegurando flexibilidade.
O bordo superior -  é reto, quando o cavalo está com a cabeça na posição normal.
Garganta – estreita, permitindo grande obediência às rédeas.
Musculatura– bem pronunciada, tanto vista de lado, como de cima. As fêmeas têm pescoço proporcionalmente mais longo, garganta mais estreita e desenvolvimento muscular menor. O Quarto de Milha, quando em trabalho, mantém a cabeça baixa, podendo, assim, usá-la melhor e permitindo ao cavaleiro uma perfeita visão sobre ela.
Tronco – da cernelha ao lombo deve ser curto e bem musculado: Não “selado” especialmente nos animais de lida. Isto permite mudanças rápidas de direção e grande resistência ao peso do cavaleiro e arreamentos. De perfil, é aceitável o declive gradual de 5º a 8º da garupa à base da cernelha. O vértice da cernelha e a junção do lombo com a garupa devem estar aproximadamente no mesmo nível.
Cernelha – bem definida, de altura e espessura médias.
Dorso – bem musculado ao lado das vértebras e, visto de perfil, com muita discreta inclinação de trás para frente. Tendo aparência semi-chata, o arreamento comum deve cobrir toda essa área.
Lombo – curto, com musculatura acentuadamente forte.
Garupa – longa, discretamente inclinada, para permitir ao animal manter os posteriores normalmente embaixo da massa (engajamento natural).
Peito – profundo e amplo. O peito visto de perfil, deve ultrapassar nitidamente a linha dos antebraços, estreitando-se porém, no ponto superior da curvatura, de forma a diferenciar-se nitidamente do pescoço. Vista de frente, a interaxila tem forma de “V” invertido, devido à desenvolvida musculatura dos braços e antebraços.
Tórax – amplo, com costelas largas, próximas, inclinadas, elásticas. O cilhadouro deve ser bem mais baixo que o codilho.
Membros Anteriores
Espádua – deve ter ângulo de aproximadamente 45º , denotado, equilíbrio e permitindo a absorção dos choques transmitidos pelos membros.
Braços – musculosos, interna e externamente.
Antebraços – o prolongamento da musculatura interna dos braços proporciona ao bordo inferior do peito, quando visto de frente, a forma de “V” invertido, dando ao cavalo a aparência atlética e saudável. Externamente, a musculatura do antebraço também é pronunciada. O comprimento do antebraço é um terço a um quarto maior que a canela.
Joelhos – vistos de frente são cheios, grandes e redondos; vistos de perfil, retos e sem desvios.
Canelas – não muito curtas. Vistas de lado, são chatas, seguindo o prumo do joelho ao boleto; vista de frente, igualmente sem desvios.
Quartelas – de comprimento médio, limpas, em ângulo de 45º, idêntico a da espádua, e continuam pelos cascos com a mesma inclinação.
Cascos – de tamanho médio, formato aproximadamente semi-circular, com talões bem afastados, sem desvios.
Membros Posteriores
Coxas– longas, largas, planas, poderosas, bem conformadas, fortemente musculadas, mais largas que a garupa.
Soldra – recoberta por musculatura bem destacada, poderosa.
Pernas – muito musculosas. Essencialmente importante é o desenvolvimento muscular homogêneo, tanto interna, quanto externamente.
Jarretes– baixos. Por trás, são largos, limpos, aprumados; de perfil, largos, poderosos, estendendo-se em reta até os boletos.
Canelas - mais largas, discretamente mais longas e mais grossas que as anteriores. De lado, são chatas. São convenientes canelas mais curtas, tornando o jarrete mais próximo do solo, permitindo voltas rápidas e paradas curtas.
Quartelas – discretamente mais fortes que as anteriores, porém, com a mesma inclinação.
Cascos – menores que os anteriores, oblongos.
Cauda – medianamente inserida, elegante com pelos grossos.



História...

Seu nome vem do fato dos vaqueiros, no término do seu trabalho, iam divertir-se sempre nas pequenas cidades e organizavam corridas de cavalo pelas ruas principais, que, naquele tempo, tinham em média dois quarteirões. Na realidade, a musculatura do animal é própria para uma violenta explosão de velocidade, mas por pouca duração,sendo assim, adequada ou para as corridas curtas ou para a agilidade e equilíbrio demonstrados em provas de balizas e tambores.

É o cavalo mais popular do mundo,e dizem ser o mais versátil também. Mais de 800 mil cavalos Quartos-de-Milha Americanos estão registrados nos Estados Unidos e no exterior, e mais de quarenta nações possuem espécies desta raça.


Pelagem...




Utilização...

É muito usado no campo, se destaca em provas funcionais que exigem agilidade e/ou velocidade,como: tambor e baliza,
vaquejada,
laço,
rédeas,
apartação,
corridas,
working cow horse,
team penning, entre outras.

Imagens...




Fontes: ABQM,Saúde Animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos