27 de dez. de 2013

Ano Novo : Pets vs Rojão


Como sempre,começamos o Ano Novo com muitos rojões,e quem sofre com toda esta comemoração são nossos pets. E como 2014 está aí,trago neste post algumas dicas úteis para ajudar a evitar tanto sofrimento da parte do pet com uma data tão linda.



Um erro comum feito por proprietários de animais de estimação é o carinho dado quando os cachorros manifestam temor por conta do barulho. O efeito desse carinho, entendido como compensação pelos especialistas, é prejudicial aos cães. Sempre que a pessoa faz carinho no cão, ele entende que aquele comportamento é o ideal, pois será retribuído com afagos.
Há técnicas de adestramento eficazes para resolver este problema,mas você pode fazer algumas medidas em casa para ajudar.
O dono pode tentar distrair o cão com brincadeiras que ele goste e sempre que ele brincar e esquecer do medo pode ser dado um petisco. Com o tempo, a tendência é o cão associar os barulhos com um momento de brincadeira.

Concluindo,

Não faça afagos no seu cão após ele tremer de medo,isso somente fará com que ele continue com o medo do barulho.
Se o cachorro se esconder embaixo da cama ou de algum outro móvel, deixe-o lá;
Tente distrair o cão com brincadeiras que ele goste e sempre que ele brincar e esquecer do medo pode ser dado um petisco;

P.s.Medicamentos mais fortes só podem ser dados com prescrição médica.


E para finalizar, siga as 10 recomendações da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil):

1. Coloque coleira e plaqueta de identificação (RGA) com o número do seu telefone (residência e celular). Esse pode ser o ‘bilhete de volta pra casa’ no caso de fugas. A coleira do gato deve ser elástica, para evitar enforcamentos ao se prender a galhos ou outro objeto.

2. Verifique se muros, cercas e portões se encontram em bom estado e são suficientes para impedir fugas, mesmo que o animal esteja apavorado. Antes do início dos fogos, acomode o bicho em um ambiente o mais protegido possível dos barulhos, dentro de casa ou numa área externa, em que ele fique isolado dos perigos.


3. Nunca deixe seu animal preso em corrente. Na hora do pânico ele pode se machucar e até se enforcar. Se tiver mais de um cão, evite deixá-los juntos por precaução. Excitados pelo barulho, eles podem brigar e se ferir gravemente.


4. Ofereça alimentos leves antes dos fogos. Distúrbios digestivos provocados pela agitação e pelo pânico podem, até mesmo, ser fatais.


5. Se você mora em apartamento, verifique se as telas de proteção das janelas estão firmes e seguras. Se não tiver tela, jamais deixe as janelas escancaradas, sobretudo se você tem gatos e se não estiver em casa.


6. Antes da meia-noite aproxime seu animal da TV ou de um aparelho de som e vá aumentando aos poucos o volume para que ele se acostume com o som alto.


7. Apesar de desconfortáveis, tampões de silicone ou algodão podem ser utilizados, mas retirados imediatamente, assim que o barulho cessar.

8. Saia para passear, correr e brincar com o seu cão várias vezes no dia das festas. Ele estará mais cansado durante a queima de fogos, e o medo dos rojões será menor.

9. Para os gatos, procure transformar um ambiente no cantinho deles. Crie tocas com cobertores para aumentar a sensação de proteção. Abra portas de armários e deixe os lugares que eles gostam acessíveis, além de deixar água, comida e areia próximos.

10. Consulte um veterinário para saber sobre medicações que podem tranquilizar seu bichinho. Muitas pessoas utilizam florais, que são essências extraídas de flores silvestres. Segundo elas, esse é um recurso válido, pois auxilia no equilíbrio das emoções e não tem contra indicações. Mas lembre-se: nunca dê medicamentos ao seu cão ou gato sem indicação médica!

Fonte: Uol.com

2 comentários:

  1. meu felino se escondeu nem sei onde. è ap. não tem como fugir...depois de hs apareceu e tocou minha mão.......Isso é um crime q fazem com os bichos....aqui no rio saúdam 50 min. com fogos e rojões....DETESTO !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.Minha cachorra fica louca com os fogos.Ainda bem que aqui na minha cidade não tem tanta queima de fogos.

      Excluir

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos