4 de mar. de 2014

Bretão





Nome: Bretão

Origem: noroeste da França, na região da Bretanha.
Altura: varia de 1,47 e 1,70m.
Pelagem: alazã , castanha, ou rosilha e suas variações.
Temperamento: dócil e de fácil manejo.




Usos:  é muito utilizado para serviços onde é necessária a tração,mas  também podem ser utilizado para cela, já que o mesmo é extremamente dócil e fácil de adestrar, podendo ser usado para montarias de lazer.
As éguas têm uma produção maior de leite do que as outras raças, o que pode ser muito favorável em seu uso, inclusive para amas de leite de outras raças, uma égua bretã pode produzir cerca de 35 litros de leite por dia.



A raça se originou há quase 4 mil anos atrás e ainda é controversa.É classificada como francesa,porém a "Enciclopédia Internacional das Raças de cavalo” apresenta a teoria de que a raça se originou no Reino Unido e foi levada para a França durante as várias guerras.

Independentemente se a raça originou no Reino Unido,foi em 1909,na França que começou o primeiro livro genealógico do Bretã.
A raça é formada através do cruzamento de cruzamentos de animais das raças de tração Norfolk (inglesa), Ardennais, e Percheron (francesas) com éguas nativas de grande porte na bretanha.

Existem 3 tipos de cavalos nesta raça,que são:o Postier, o de tração e o cavalo de Corlay, esse último, praticamente extinto.

Características:

O bretão é um cavalo de médio e grande porte, sua pelagem é alazã, rosilha e castanha, os cavalos de pelagem albina, pampa e tordilha não são considerados puros.
A altura pode variar de 1,50 m à 1,60 sendo que os mais altos são usados na agricultura e os mais baixos apelidados de corlay(até 1,52 m)servem para montaria,sua pelagem é basicamente alazã e castanha,com grande ocorrência do ruão,mescla de pelos negros,vermelhos e branco e muito raramente o castanho quase negro.As pernas são curtas e fortes e um pouco de plumagem nos pés,a anca é larga (quadrada),a cabeça quadrada com orelhas pequenas, pescoço é curto,grosso e arqueado,sua musculatura é bem acentuada.

Uma das características mais interessantes dessa raça é a fácil adaptação ao clima quente mesmo que seco, além disso possui uma rusticidade muito grande, a pastos o que pode favorecer aos criadores que preferem o sistema extensivo (sem o uso de baias),  barateando muito os custos de criação.

Imagens:



Fontes: Raças de Cavalos , Guia de Raças, Enciclopets
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos