27 de jul. de 2014

Mastite Bovina

Mastite é a inflamação da glândula mamária.E o propósito da resposta inflamatória no úbere é neutralizar ou destruir os agentes infecciosos e suas toxinas, permitindo o retorno da glândula mamária à sua função normal.
Na maioria dos casos,a mastite é causada por bactéria,porém outros mico-organismos como fungos e até algas podem causar essa inflamação.


A Mastite causa um impacto econômico para o produtor através da queda na produção leiteira, perda na qualidade do leite e maior custo de produção.

Os fatores que podem levar  à mastite são:

. Falta de higiene durante a ordenha;
. Defeitos nas ordenhadeiras;
. Má administração do sistema de ordenha;
. Ferimentos nos tetos;
. Irritação dos tetos;
. Alta carga de patógenos no ambiente.

Teste de Matite

Clínica

Super-aguda (“Severa”). Inchaço, calor, dor e secreções anormais na glândula mamária são acompanhados por febre e outros sinais de distúrbio sistêmico como: depressão acentuada, pulsação fraca, olhos fundos, fraqueza e anorexia.

Aguda (“Moderada”). As alterações na glândula mamária são similares às já citadas, porém a depressão, febre e a anorexia são de leve a moderada.

Sub-aguda (“Leve”). Não há alterações sistêmicas e as alterações na glândula e suas secreções são menos acentuadas.

Sub-Clínica

A mastite subclínica é geralmente causada por uma variedade de patógenos Gram positivos. Tradicionalmente, o tratamento de casos subclínicos é realizado na última ordenha do período de lactação com antibióticos aprovados para uso em vacas secas. O tratamento durante a lactação tem sido controverso e é geralmente assumido como ineficaz.
Neste caso não há sinais visíveis da doença,tendo que ser diagnosticada por um teste que identifica se há a presença de células de defesa no leite.




Fontes : http://www2.pfizersaudeanimal.com.br/Lactaflex3.asp?menu=3

http://www.milkpoint.com.br/anuncie/novidades-dos-parceiros/fundamentos-da-mastite-bovina-e-seus-impactos-na-producao-65933n.aspx

http://rehagro.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=712

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos