12 de jan. de 2017

Picada de Animais Peçonhentos em cães e gatos


Imagem relacionadaResultado de imagem para animais peconhentos e caes

Os acidentes mais comuns em relação a animais peçonhentos (que inoculam veneno) são com cobras,escorpiões,aranhas e abelhas.Eles podem se abrigar em jardins, ralos, embaixo de madeira e entulho, material de construção ou até no lixo.O primeiro passo que o tutor deve fazer caso seu animal seja picado é tentar identificar qual o animal que lhe picou,se possível.
Logo após o animal ser picado,este deve ser levado ao Médico Veterinário,para que possa ter um tratamento adequado.


As picadas de cobras são mais frequentes nos membros (pernas e braços) e face dos cachorros. E nos gatos, a região do corpo mais afetada é a abdominal.
O tratamento contra picada de cobra consiste em lavar o local para evitar uma infecção e aplicar o soro antiofídico.
Os sintomas são inchaço e sangramento no local da picada, nas gengivas, narinas, urina ou no vômito. Também pode ocorrer fraqueza, depressão, dificuldade de respirar, aumento da frequência cardíaca, pressão alta e insuficiência renal.



A gravidade e o tratamento de uma picada de escorpião em seu animal vai depender da espécie e da quantidade de veneno. Em alguns casos, é possível visualizar o ferrão que ficará na pele de seu cão. Os sintomas mais frequentes são salivação intensa, cansaço, náuseas, diarreia, dor abdominal, tremores, espasmos musculares, arritmias cardíacas, alterações da pressão arterial, convulsões, choque e coma.

As picadas de aranhas causam muita dor local e coceira (reação alérgica). Algumas aranhas (a marrom principalmente) pode promover necrose na pele.O animal também pode ter alterações em órgãos internos (rins), anemias e sangramentos.Em casos mais graves, se o animal lamber o local da picada, ele pode apresentar dificuldade respiratória grave.


A menos grave costuma ser a picada de abelha.Geralmente provocam reação alérgica, causando, principalmente, dor e inchaço na região da face (ao redor dos olhos e lábios), e coceiras por todo o corpo. Porém em animais mais sensíveis pode levar ao edema de glote e, consequentemente, dificuldade respiratória.

O que não se deve fazer:

-Tomar quaisquer atitudes que envolvam perfurações ou cortes na pele para tentar remover o veneno

-Colocar remédios caseiros sobre a picada (terra , fumo, etc..): só possibilitará a infecção do local e pode irritar ainda mais o ferimento.

-Fazer torniquete,pois a alta concentração de veneno no local da picada pode causar gangrena.


Lembre-se: Consultar o Médico Veterinário sempre!


Fontes: Época-Globo,Pet Care e Web Animal
Imagens obtidas na Internet.

Um comentário:

  1. Boa noite! Minha gata morreu em 12 horas. Da noite para o dia. Ela teve todos estes sintomas e também sangramento anal. Fiz exames de sangue e ultrassom e não deu nada. Fiquei sem saber a causa da morte da minha companheira Diana. Passou por 4 veterinários, fora o da ultrassom. Todos achavam que podia ser envenenamento, atropelamento, espancamento ou que ela podia ter comido alguma planta. Mas eu moro em apartamento e não tenho plantas. Ela não saía para ria e nem tem jeito de alguém ter jogado algo pq tenho telas. Agora vendo a matéria, acho que pode ter sido picada de escorpião.

    ResponderExcluir

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos