13 de fev. de 2017

Plantas venenosas para Equinos


Resultado de imagem para cavalo se alimentando

É importante para quem lida com cavalos conhecer e saber identificar plantas tóxicas,além de saber identificar os sinais de consumo destas.
Muitas vezes os próprios animais sabem identificar (a maioria das plantas prejudiciais não são palatáveis) e evitam ingerir,porém animais famintos,ou que estão em um pasto bem "poluído" com essas plantas podem acabar ingerindo em grande quantidade e estas acabam por afetar o animal.

Os sintomas comuns podem ser:
-Perda de equilíbrio
-Salivação excessiva
-Apatia
-Sonolência
-Perda de apetite
-Erupções cutâneas
-Cólicas abdominais
-Diarreia ou obstipação
-Edemas



Algumas plantas venenosas:

Resultado de imagem para lantana camara
Lantana Camara

Lantana spp :Conhecida também como chumbinho, camará, cambará ou margaridinha possuí ampla distribuição pelo Brasil sendo descrita nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. As intoxicações ocorrem mais situações de escassez de alimento e superlotação de pastagens, após as primeiras chuvas, pois a planta brota mais rapidamente. Os princípios tóxicos são o Lantadene B e Lantadene A.


Resultado de imagem para Senecio spp.

Senecio spp. : O primeiro sinal clínico observado é diminuição da ingestão de alimentos. Ocorre perda de peso, progressiva incoordenação motora, andar a esmo, tropeços e pressão da cabeça contra objetos, cegueira aparente, dificuldade de apreensão dos alimentos, disfagia e persistência da boca aberta. Outros sinais incluem edema subcutâneo no prepúcio e região ventral do abdômen, descarga nasal mucosa, sudorese, dor abdominal, prolapso de pênis e fotodermatite. Pode-se observar, também, opacidade de córnea, avermelhamento da esclera e conjuntiva de ambos os olhos e poliúria. O curso clínico varia de 3 a 60 dias, terminando em morte dos animais. 


Resultado de imagem para ateleia glazioviana
Ateleia glazioviana


Ateleia glazioviana: Causa aborto em bovinos, ovinos, caprinos e equinos.


Resultado de imagem para crotalaria juncea
Crotalaria juncea

Crotalaria juncea: Causa cambaleios, dispneia e febre, culminando em morte.



Resultado de imagem para samambaia
Samambaia

Pteridium aquilinum (samambaia) : Em equinos parece ser similar à intoxicação por Equisetum spp. anorexia, incoordenação dos membros posteriores e andar cambaleante. Os cavalos não costumam recorrer naturalmente a esta planta, excepto há quando escassez de erva ou feno. Muitas vezes, esta planta vem misturada no feno, por isso é preciso atenção redobrada.



Resultado de imagem para Baccharis coridifolia
Mio-mio

Baccharis coridifolia (mio-mio): Causa anorexia, hipertermia, dor abdominal, diarreia, desidratação, polidipsia, taquicardia, taquisfigmia, taquipnéia, dispneia, inquietação e instabilidade locomotora.



Resultado de imagem para Senna occidentalis
Senna occidentalis

Senna occidentalis: Leguminosa invasora de cultivos de verão, incluindo sorgo, milho e soja, e na colheita desses grãos pode haver contaminação por sementes da planta que, posteriormente, serão ingeridas junto à ração.Os sinais clínicos caraterizam-se por depressão, tremores musculares, ataxia, desequilíbrio, sudorese, respiração rápida e ofegante, taquicardia, dispneia e relutância em mover-se. 


Resultado de imagem para acacia negra
Acácia-Negra

Acacia mearnsii: Conhecida como Acácia-negra,causa anorexia, debilidade muscular, depressão e cólicas.

Resultado de imagem para bolotas planta
Bolotas de Carvalho

Bolotas (Carvalho): São venenosas apenas em grandes quantidades, embora possam causar cólicas, prisão de ventre, dor abdominal e danos renais.

Resultado de imagem para oleandro
Oleandro

Nerium oleander : Seu nome popular é Oleandro,apresenta uma grande toxicidade e pode causar a paragem cardíaca do cavalo.

Resultado de imagem para planta cavalinha
Cavalinha

Equisetum spp.: Conhecida por cavalinha,destrói a vitamina B no organismo do cavalo,causando perda do controle muscular e andar cambaleante.

Resultado de imagem para cicuta
Cicuta

Conium maculatum: É famosa por seu nome popular: Cicuta.É uma planta altamente tóxica visto que contém um veneno mortal que afeta os cavalos, outros animais e seres humanos.


Resultado de imagem para Erva-de-são-joão
Erva de São João

Hypericum perforatum (Erva-de-são-joão): É tóxica para o fígado do cavalo e causa um dano hepático específico que acaba se traduzindo em hipersensibilidade à luz solar que causa feridas nas zonas não pigmentadas da pele.

Resultado de imagem para teixo
Teixo


Taxus baccata: Conhecido como teixo, causa um envenenamento tão letal como rápido.


Resultado de imagem para beladona
Beladona

Atropa belladonna (Beladona): Causa arritmias cardíacas, dilatação das pupilas, tremores musculares, cegueira e convulsões. É mortal.

Resultado de imagem para Digitalis purpurea
Campainha

Digitalis purpurea : Conhecida como campainha é uma planta que possui um importante ação sobre o coração por isso ao afetar um órgão de vital importância pode causar a morte do cavalo.

Resultado de imagem para Carduus carpetanus
Cardo

Carduus carpetanus (Cardo): Para manifestar uma intoxicação por esta planta o cavalo tem que ter consumido grandes quantidades durante um mínimo de 30 dias. A intoxicação pode ser analisada através da paralisia facial e edema, causa da morte do animal.

Resultado de imagem para Erva-de-santiago
Erva de Santiago

Senecio jacobaea L. (Erva-de-santiago): É altamente toxica e provoca danos irreversíveis no fígado do cavalo.

Resultado de imagem para Bryonia
Bryonia

Bryonia: Causa diarreia, convulsões, sudorese e aumento da micção.




Obs.: Ao observar a presença de plantas venenosas e mudança no comportamento do animal,um Médico Veterinário deve ser rapidamente consultado.




Fontes: Escola do Cavalo,Perito Animal,Bichos Brasil,Arquitetura Equestre e

Riet-Correa F.,Soares M.P.,Mendez M.C. Intoxicações em Equinos no Brasil



Um comentário:

  1. Quando o cavalo se cansa, fica batendo com respiração ofegante, tosse muito, põe sangue pela venta, perde o calor e fica sonso pode ser envenenamento?

    ResponderExcluir

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos