Esse comportamento canino é intrigante,e há algumas teorias das quais são:
-Os veterinários afirmam que o mato na dieta canina serve como uma erva medicinal.Então,comeriam a grama quando estivessem com o estômago ruim.A grama age como um irritante no estômago,fazendo assim,o cão vomitar a comida que lhe está fazendo mal.
-Outra teoria aceitável é a de que os cachorros possuem um desejo instintivo dos minerais e das fibras contidas no mato.Pois,os antepassados selvagens dos cachorros de hoje,se alimentavam de principalmente pequenos herbívoros como: ratos,coelhos,etc.E quando os cães comiam estes herbívoros,comiam junto,a grama contida no estômago deles.Portanto,acredita-se que desde a evolução canina ao longo dos anos,comer mato (grama),é parte de uma necessidade fisiológica como um complemento a uma dieta regular.
-Há também a teoria de que o mato seria uma forma do cão evitar ou banir vermes que estivessem em seu intestino.Porém alguns veterinários afirmam que : Existem cães que comem grama sempre,e mesmo assim possuem vermes,e há também aqueles cães que nunca comeram grama e nunca tiveram vermes.
-E,a última explicação seria de que os cães comem grama porque estão com fome,ou então gostam do sabor.
Além de tudo isso,a grama adiciona fibra à dieta canina,melhorando o trato intestinal e diminuindo riscos de câncer no intestino.
Fonte:Diário de Biologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!