Nome: Lula-vampira-do-inferno
Nome Científico: Vampyroteuthis infernalis
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Ordem: Vampyromorphida
Família: Vampyroteuthidae
Género: Vampyroteuthis
Espécie: V. infernalis
Sobre:
É uma das espécies de Lula,que vive nas águas profundas do Atlântico e do Pacífico.Possui um único filamento retrátil sensível, isolado e bipartido, que tem semelhanças com ambos lula e polvo.
É o único Cefalópode conhecido pela ciência que é capaz de viver em profundidades de 400-1000mts,em uma zona com um mínimo de dissolução de oxigênio.Para viver em águas tão profundas,a lula possui adaptações e pode viver e respirar normalmente nesta zona com pouco oxigênio.
Quando sente o perigo,se "arma" para parecer bem maior do que é.E chegam no máximo 20 cm de comprimento.
A densidade corporal é praticamente a mesma densidade da água do mar,isso devido ao grande teor de amônia nos tecidos,o que permite a flutuabilidade.
Curiosidades:
-Para se proteger dos predadores,desenvolvem uma bioluminescência que emite um brilho azulado nas membranas que possui entre os tentáculos e isso ofusca a visão do seu corpo visto de baixo,já que enxergam pouco.
-Quando é ameaçada,a Lula-vampira-do-inferno libera um nanquim(tinta) das pontas dos seus tentáculos,que vira uma nuvem de mucosa bioluminescente,criando assim uma cortina de luz,que pode durar no máximo 10 minutos,que é tempo suficiente para a fuga.
-Seu sangue é azulado;porque possuem uma alta dosagem do pigmento hemocianina no sangue.
Algumas imagens:
Nossa com esse nome da até medo
ResponderExcluirMto boa postagem,continue assim,o blog ta massa
ResponderExcluirEu trabalho com Rov e já filmei esse bicho a 1800m de profundidade.
ResponderExcluir