22 de dez. de 2016

Coprofagia em cães


Resultado de imagem para coco de cachorro


O que é?

Coprofagia é o ato de comer fezes, sendo comum em cães e raro em gatos. Quanto às fezes ingeridas, podem ser do próprio cão, de um animal da mesma ou de outra espécie.


Por que meu cachorro come fezes?

Existem vários fatores que podem causar a coprofagia,uma visita a um Médico Veterinário é fundamental para verificar com clareza as causas desse comportamento e indicar o tratamento mais adequado.



As situações que podem influenciar neste comportamento são diversas,como:

  1. Fome: podem acabar comendo-as por estarem com fome e não terem alimentos.
  2. Deficiência nutricional: a carência nutritiva no cachorro pode fazer com que ele busque nutrientes nas fezes de outras espécies, que podem ser consideradas pelo animal, até mesmo, como um petisco.
  3. Deficiência de enzimas digestivas e pancreáticas
  4. Superalimentação: ao fornecer alimentação especialmente a base de ração uma única vez ao dia pode sobrecarregar o sistema digestivo 
  5. Má digestão: a ingestão exagerada de alimentos pode fazer com que não sejam digeridos de maneira correta. 
  6. Vermes: a presença de vermes pode levar o cão a uma deficiência nutricional
Causas comportamentais:
  1. Filhotes recém-nascidos: cadelas que acabaram de dar cria tendem a se alimentar das fezes de seus filhotes para manter o ninho limpo e também evitar chamar
  2. Tédio
  3. Ansiedade estresse
  4. Confinamento e má distribuição do espaço de dormir,comer,urinar e defecar
  5. Falta de atenção: com a falta de atenção dos donos o animal pode ingerir as próprias fezes para chamar atenção
  6. Punição excessiva: para evitar novas broncas,o animal acaba comento as suas fezes 


Tratamento

Resultado de imagem para coprofagia em cães


Consultar o Médico Veterinário é a primeira medida a ser tomada para se obter um tratamento adequado.Mas algumas dicas são valiosas para que se evite esse comportamento ou que o diminua.Uma boa alimentação mais de uma vez ao dia,mudando para uma dieta de alta digestibilidade, alto nível de proteínas e gorduras e baixos níveis de carboidratos e fibras resultando modificação da textura e sabor e portanto na atração pelas fezes.

Alguns profissionais indicam que o dono jogue sobre as fezes substâncias que possuam um sabor desagradável como forma de sessar esse hábito como pimenta, alho e etc. É indicado também que as fezes sejam retiradas quando o cão se afastar do local e não estiver vendo e que o proprietário ofereça brinquedos ao animal, fazendo com que o mesmo se distraia, mudando o foco de interesse.

Evitar brigar demais com o animal quando ele urina ou defeca em locais errados também é importante,ao invés disso busque técnicas de adestramento.


Referências: CachorroGato e PetVet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!

 

Criação gráfica
e sistema por:
Malu Favero
| Proibida a cópia
| Bem Vindos