A habronemose acomete equinos, asininos e muares.e pode ser manifestar em 4 formas,sendo a habronemose cutânea a mais comum.Lembrando sempre que ao observar os sinais clínicos,um Médico Veterinário deve ser consultado.
Habronemose Cutânea(clique aqui para conferir)
Habronemose Gástrica
Causador: pode ser a H. muscae, H. micróstoma e Draschia megastoma
Ocorre pela ingestão de larva do parasita,deixadas pelas moscas nas proximidades à região da boca do equídeo ou alimentos.As larvas se instalam ao chegar no estômago e se desenvolvem até a fase adulta,liberando seus ovos com as fezes dos animais parasitados no ambiente;essas fezes atraem algumas espécies de moscas que serão hospedeiras intermediárias do verme.
Sinais clínicos:
-Perca de peso;
-Redução do rendimento físico;
-Queda do pelo;
-Cólicas sucessivas;
-Úlceras gástricas.
Pode levar o animal a morte,caso não for tratada.Como os ovos e larvas não são facilmente visualizados nos exames cropoparasitológicos,este tipo de habronemose não é facilmente identificada.
Tratamento:
Pode ser feito com o uso de anti-helmínticos,e no caso de Draschia megastoma é feito o uso de uma solução a 2% de NaOH para dissolver o “plug mucoso” e abrir o nódulo de Draschia para que o anti-helmíntico seja mais eficaz.
Habronemose Conjuntival
Causador principal: larvas da H. muscae
Acomete regiões que sempre estão úmidas,como por exemplo a região do olho do animal,geralmente no canto médio do olho.
Ao pousar na região,moscas acabam por deixar larvas da H. muscae que causará lesões e ferida elevada e proliferativa,em cerca de 6 dias aparecem os sinais clínicos.
Sinais clínicos:
-Sintomas semelhantes ao da habronemose cutânea;
-Coloração avermelhada na córnea;
-Inchaço da região facial.
Se não tratado corretamente pode evoluir para úlcera de córnea.
É diagnosticado desse tipo de habronemose é feito observando os sinais clínicos e pela presença de larvas na conjuntiva e também durante a necropsia.
Tratamento:
Limpeza do olho do animal com solução salina estéril e uso de pomada oftálmica com antibiótico e corticoide. Podem ser utilizadas também pomadas com organofosforados; com aplicação tópica (BID). Por exemplo: 9 g triclorfon + 224 g nitrofurazona líquida + 56 g dimetil sulfoxide.
Habronemose Pulmonar
Normalmente é assintomática e o diagnóstico feito apenas através de necropsia.
Ocorre quando larvas depositadas na região do nariz migram para os pulmões e lá geram granulomas parasitários próximo aos brônquios,levando a uma peribronquite nodular. Durante a migração larval,raramente pode ser detectado leves sinais de bronquite.
Profilaxia:
-Procurar reduzir os focos de vetor (mosca);
-Possuir um programa de vermifugação;
-Rotação de pastagens;
-Limpeza de piquetes e baias;
-Ausência de superpopulação de animais;
-Utilizar repelentes (Prata,por exemplo) nas feridas;
Fontes: Info Escola e Saúde Animal.
Imagens obtidas na Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!