O tártaro (cálculo dentário) pode ser encontrado com uma certa facilidade em cães e gatos,porém pode ser bastante perigoso e o tutor deve prestar atenção em sua ocorrência pois o tártaro tende a provocar danos na boca do animal e também gera riscos de infestação de bactérias que podem migrar para órgãos vitais do animal,tais como coração, fígado e rins.
Mas afinal,como surge o tártaro?
Muitos tutores não realizam uma higienização diária da boca de seu animal,assim ocorre um acúmulo de restos alimentares e estes se mineralizam, devido aos sais minerais presentes na saliva, formando cálculos nos dentes.
O tratamento a ser realizado é a remoção do cálculo dentário em todos os dentes,e esse procedimento deve ser feito unicamente por um Médico Veterinário,que contará com o auxilio de equipamentos corretos como Curetas de Gracey para efetuar a limpeza.
Dependendo do quadro,o Veterinário pode utilizar uma terapia medicamentosa para auxiliar no quadro de periodontite.
Para obter um tratamento mais eficiente, o animal deve ser submetido à anestesia geral.Tendo os dentes examinados um a um,além de radiografias intra-orais para avaliar a parte óssea. O cálculo acima e abaixo da gengiva é removido com um aparelho de ultra-som e, muitas vezes, é necessário fazer outros procedimentos (como aplainamento radicular, extrações e até mesmo retalho gengival). Após a raspagem, os dentes são polidos com motor de baixa rotação, utilizando uma pasta especial,deixando assim os dentes mais lisos,diminuindo o acúmulo de placa.
Profilaxia
Uma forma de prevenção é a escovação diária dos dentes durante pelo menos 15 minutos ou, pelo menos, uma vez por semana. Mas atenção: essa escovação deve ser realizada com escova e pasta próprias para o animal.JAMAIS utilize pasta humana na escovação,pois poderá intoxicar seu pet.
Também estão disponíveis no mercado ossinhos artificiais, biscoitos e até rações especiais que contém algum reagente ou até o atrito do ato de roer, pode ajudar a prevenir e remover a placa bacteriana, evitando, assim, que ocorra o acúmulo de placa bacteriana, porém, ainda assim o melhor método é a escovação.
Atenção: Ao observar a presença de tártaro leve seu bichinho para avaliação do animal com um Médico Veterinário.Nunca tente retirar os tártaros em casa e sem o auxilio de um profissional, pois pode ocorrer uma lesão, e assim, abrir uma porta de entrada para mais bactérias.
Fontes: Web Animal,Equilíbrio Total Alimentos e Portal do Dog
Imagens obtidas na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!Seu comentário é muito importante para nós!
Comentários sobre,críticas,e pedidos são feitos na página de Contato,ou então,nos mande um e-mail: guiaanimal-contato@hotmail.com
Obrigada!